A
partir de casos que criminosos estão praticando golpes informando ser do INSS,
o Instituto Nacional do Seguro Social esclarece que não liga da central
telefônica 135 para os cidadãos para pedir dados, avisar sobre a necessidade de
realização de Prova de Vida ou mesmo para tratar sobre o recebimento de valores
descontados indevidamente.
O
Instituto informa que qualquer ligação com a pessoa se identificando como
servidor do INSS e pedindo dados, pode ser golpe. O INSS aconselha desligar o
telefone imediatamente.
Número
135
O
telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, é a central de
teleatendimento do INSS e existe para que os cidadãos possam tirar dúvidas e
acessar os serviços. Mas ela não realiza ligações para pedir qualquer dado
pessoal ou tratar de assuntos como Prova de Vida e ressarcimento de descontos
associativos.
Por
isso, fique atento caso receba ligação especialmente de números que tentem se
passar pela Central 135. Há muitos relatos de tentativas de golpes envolvendo
ligações de números tais como “11135”, “00135”, dentre outros. Nesses casos,
qualquer semelhança com o 135 não é mera coincidência. É golpe.
Reagendamento
é outro telefone
A
única situação em que o INSS liga para o segurado é para remarcar, confirmar ou
antecipar atendimento (em especial de perícia médica e avaliação social que,
por sua vez, são etapas obrigatórias para o recebimento dos benefícios de
auxílio por incapacidade e assistenciais).
Nesse
caso, o número que o Instituto utiliza é unicamente o (11) 2135-0135.
Importante ressaltar que este número não recebe chamadas e não possui WhatsApp.
Contudo,
mesmo nesse caso, o INSS reforça que não solicita dados pessoais como
documentos, senhas ou informações bancárias (por telefone ou SMS).
Além
do número (11) 2135-0135 que o INSS utiliza para chamadas, há também aquele que
utiliza para envio de mensagem SMS — 28041.
Informações
– Instituto Nacional do Seguro Social – INSS