Trump acusa governo Lula, diz que Bolsonaro está sendo perseguido e sinaliza apoio: ‘Deixem-o em paz’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (7 de julho) uma mensagem em defesa de Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o ex-chefe do Executivo brasileiro está sendo vítima de perseguição política.

A declaração foi feita por meio da rede social Truth Social, controlada pelo próprio Trump.

Estarei acompanhando de perto a CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único Julgamento que deveria acontecer é um Julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se Eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!, escreveu o republicano.

A manifestação ocorre em meio ao avanço de processos judiciais contra Bolsonaro no Brasil. O ex-presidente está inelegível até 2030, após duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2022. Ambas as condenações referem-se à divulgação de ataques ao sistema eletrônico de votação sem apresentação de provas.

Além disso, o ex-presidente brasileiro foi tornado réu pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime tomada em 26 de março de 2025. Bolsonaro e outros sete aliados passaram a responder por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Trump, que também enfrentou processos judiciais nos Estados Unidos, tem mantido um alinhamento político com Bolsonaro desde os tempos em que ambos estavam na Presidência.

(Conexão Política)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem