MP recomenda paralisação de obras e suspensão imediata da concessão do Parque Nacional de Jericoacoara

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou a paralisação das obras e a suspensão imediata do Contrato de Concessão do Parque Nacional de Jericoacoara (Parna Jeri/PNJ). O MPE quer que as intervenções físicas e as obras de engenharia no parque sejam paralisadas, até a análise apurada de toda a documentação requisitada.

Coube à Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara e ao Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), do MP do Ceará, em atuação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), expedir a recomendação.

De acordo com o documento, a medida é adotada ‘’em razão da falta de licenciamento ambiental e de estudos de impacto no meio ambiente para a execução das obras’’. O documento foi encaminhado ao Instituto Chico Mendes (ICMBio) e à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Urbia Cataratas Jericoacoara S.A.

IMPACTO AMBIENTAL

Segundo o Ministério Público foi constatada uma série de obras no Parque Nacional sem os devidos licenciamentos ambientais. ‘’A situação pode resultar em atividades com significativo impacto ambiental, para as quais é obrigatória a realização prévia de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)’’, destaca o documento.

Segundo, ainda, o MPE, as obras foram objeto de Autorizações Diretas expedidas pelo gestor do parque, o ICMBio, que permitiu a perfuração de poços, a construção de complexo de visitantes, a colocação de banheiros, a instalação de áreas para armazenamento de combustíveis e de estacionamento de máquinas e de equipamentos pesados.

‘’Os espaços podem gerar efluentes, resíduos sólidos, resíduos com óleo e saponáceos e contaminação ambiental do solo’’, observa a nota do Ministério Público Estadual, ao citar que foi verificada, também, a implantação de infraestrutura viária com cerca de 10km de extensão, incluindo terraplanagem e pavimentação, em área de dunas, habitat de inúmeras espécies de animais’’.

EXIGÊNCIA DE PLANILHA

Com base nesse relatório, o MP do Ceará e o MPF requisitaram que o ICMBio e a Urbia Cataratas Jericoacoara S.A. apresentem planilha com relação integral das intervenções físicas e das obras de engenharia já realizadas, em andamento e as planejadas.

‘’Os dados devem estar acompanhados dos licenciamentos ambientais e de documentos que atestem a realização dos estudos necessários’’, finaliza a nota ao destacar que a apresentação da planilha deve ser feita em reunião a ser realizada, nessa quarta-feira (21).

(Com informação do MPE-CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem