O Governo Federal anunciou a intenção de aumentar, ainda em 2025, o percentual de etanol na gasolina, passando dos atuais 27% para 30%. A medida visa reduzir os custos de combustível e produção de biocombustíveis no Brasil.
O Ministério de Minas e Energia já apresentou os resultados de um estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que comprova as técnicas de alteração sem riscos para os motores dos veículos. Com essa mudança, espera-se uma redução no preço da gasolina, uma vez que o etanol tem um custo inferior à gasolina pura.
Além de aliviar o bolso do consumidor, a medida também alinha o Brasil a uma tendência global de incentivo ao uso de biocombustíveis, buscando, ainda, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e contribuir para a redução da emissão de CO2.
A mudança foi viabilizada pela sanção, no ano passado, do projeto “Combustível do Futuro”, que autoriza a mistura de até 35% de etanol na gasolina.
A recomendação será agora submetida ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que deverá deliberar sobre a proposta em uma reunião prevista entre março e abril.