A
internação hospitalar pode trazer incertezas para pacientes e seus familiares,
especialmente quanto ao tratamento a ser realizado e ao tempo de permanência no
ambiente hospitalar. No entanto, quando as equipes multiprofissionais colocam
usuários e seus parentes no centro do cuidado, a experiência se torna mais
humana e acolhedora. É o que atesta Nazaré de Maria Araújo Lopes, 61 anos,
aposentada, que passou por uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Sobral
no início deste mês. “Fui muito bem acolhida desde o momento em que cheguei à
Santa Casa. Vi Deus cuidando de mim em cada pessoa. A todo momento eu era
informada sobre o que ia acontecer, sempre com muito cuidado”, relatou. O
balconista Cícero Hélio Lopes, 47 anos, também internado na instituição,
reforça a qualidade da assistência. “O atendimento aqui é muito bom”, resume.
Promover
assistência e ensino em saúde com qualidade, humanização e credibilidade é a
missão da Santa Casa de Sobral. Com esse compromisso, o Núcleo de Experiência
do Paciente (Nexp) é uma iniciativa que busca melhorar a jornada dos usuários
dentro do hospital, fortalecendo o acolhimento e a escuta ativa.
Por
meio de um trabalho integrado com as diversas coordenações e setores como
Serviço Social, Psicologia e Ouvidoria, o Nexp promove ações centradas nas
necessidades dos pacientes e suas famílias. "Atuamos como um núcleo com
uma comunicação com os vários setores. Não fazemos nada sozinhos. Tudo em prol
do paciente", ressalta a assistente social do Nexp, Leidiana Aguiar. A
enfermeira do Nexp, Ana Graziele Soares, reforça que o diálogo constante é
essencial. “A abordagem cuidadosa com o paciente e os familiares, conversar e
esclarecer as dúvidas é muito importante para a experiência do paciente”,
completa.
Para
a diretora assistencial da Santa Casa, Maria de Lourdes Santos, os avanços são
reflexo de um cuidado centrado no paciente. “A Santa Casa tem investido
fortemente na qualificação do cuidado e na valorização do Núcleo experiência do
paciente como eixo central da assistência. Entendemos que proporcionar um
cuidado mais humanizado, com foco na segurança do paciente, e que seja seguro e
resolutivo, depende da constante atualização dos nossos profissionais e da
integração com outras instituições que compartilham dessa mesma visão”,
garante.
Além
do acolhimento das famílias, o Nexp também contribui com processos para
agilizar a alta segura dos pacientes e o giro de leitos, permitindo que mais
pacientes da Região Norte do Ceará sejam atendidos com eficiência e segurança.