Ceará terá redução nas chuvas e predomínio de tempo firme nos próximos dias, aponta Funceme

A previsão do tempo para o Ceará, entre este domingo (22) e a próxima terça-feira (24), aponta uma diminuição significativa nas chuvas, tanto em volume quanto em abrangência, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A tendência de redução está relacionada ao enfraquecimento das áreas de instabilidade que nas últimas semanas vinham se deslocando do oceano Atlântico e do leste do Nordeste em direção ao território cearense. A maior parte da nebulosidade também deve dissipar-se ao longo dos próximos dias.

Para domingo, o cenário esperado é de céu parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com possibilidade de chuvas isoladas apenas no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, além do Litoral de Fortaleza.

Já para a segunda (23) e terça-feira (24), a previsão é de tempo ainda mais estável. O céu deve variar entre parcialmente nublado e claro em praticamente todo o estado. As precipitações devem ocorrer de forma pontual, com baixa intensidade, principalmente durante as noites e madrugadas nas regiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns. No Litoral de Fortaleza, as chuvas podem ocorrer na madrugada e início da manhã.

Segundo a Funceme, as chuvas no centro-sul do Ceará ainda estão associadas a áreas de instabilidade que continuam atuando sobre o leste do Nordeste, incluindo estados como Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Já no litoral, as precipitações estão mais ligadas ao efeito das brisas marítimas e terrestres.

Outro destaque da previsão é a velocidade dos ventos, que pode atingir até 40 km/h em áreas da faixa litorânea e regiões serranas.

Em relação às temperaturas, a tendência é de calor durante o dia nas regiões mais secas. As máximas devem variar entre 33°C e 35°C nas áreas da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns. Já as temperaturas mínimas ficam entre 18°C e 20°C, especialmente em localidades da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem